Postado em 11 de Junho de 2021, por KeyWe Coworking

MATERNIDADE E EMPREENDEDORISMO

    Em decorrência ao Dia das Mães no dia 09 de Maio de 2021 fizemos uma singela homenagem à nossa coworker Pâmela Leite que é CEO da Frase Comunicação e mamãe do Elias. A Frase é uma empresa voltada para organização e viabilização de projetos de comunicação e está no mercado há mais de 16 anos. Ela traz na bagagem conhecimento técnico, tecnologia digital e a vivência prática do que deu certo, ou não, em mais de 400 projetos realizados com marcas renomadas de diversos setores.

      Em nosso bate papo a Pâmela, ela nos conta um pouco sobre sua experiência com a maternidade juntamente com o empreendedorismo e da algumas dicas super legais. Segue então nosso bate papo:

KeyWe Coworking: Quais os maiores desafios em ser mãe e empreendedora em conjunto?

Pâmela: Acredito que como eu, a maioria das mães sofrem com a auto cobrança e culpa, reflexo da sociedade que ainda caminha para "aceitar" a maternidade empreendedora. Autocobrança por sempre pensar que poderia ter evitado que algo acontecesse com ele (Elias), ou que poderia ter me dedicado mais a ele. E a culpa está atrelada a isso, ao sentimento de "estou deixando de estar com meu filho pelo trabalho". Isso é mais acentuado quando os comentários vêem da família , da rede de apoio. Ainda é recente a abertura de diálogo sobre a maternidade empreendedora, acredito que as mães da minha geração caminham rumo à quebra de tabus para conciliar a maternidade com suas vidas profissionais. Indico uma página no Instagram "Mães no Currículo" que abordam esse assunto no mercado, o filme "Dia do Sim" e a série "Super Mães" disponível na Netflix.

KeyWe Coworking: Quais as maiores vantagens em ser mãe e empreendedora?

Pâmela: Por mais que os desafios pareçam pesar na balança, as vantagens se sobressaem. Pelo menos para mim. Tenho flexibilidade de horário e autonomia para muitas coisas, que se eu fosse CLT não teria. Meu filho é meu parceiro de negócios e faz parte da rotina dos clientes, cenário que talvez não fosse permitido se não fosse empreendedora.

KeyWe Coworking: Quais aprendizados você obteve nesta jornada?

Pâmela: Que não sou dona do tempo e que por mais que eu tenha uma agenda no celular com horários e atividades, tudo muda o tempo todo. Têm dias que me programo para fazer X coisas e a escola liga dizendo que aconteceu algo, ou a madrugada não foi boa com o bebê, etc. Uma dica é ter uma rede de apoio, tia, vizinha, amiga, alguém que possa contar nos momentos que aparece uma reunião/ligação de emergência e você está com seu filho (apesar do Elias ter participado de muitas vídeo chamadas comigo, rs).

KeyWe Coworking: Deixe um recado para as mulheres que já são mães e querem ser empreendedoras ou para quem já é empreendedora e acabou de se tornar mãe.

Pâmela: Para quem acabou de se tornar mãe: curta muito, o tempo voa e não volta! Para quem acabou de virar empreendedora: tente encontrar uma rotina que faça bem para você, senão somos engolidas e consumidas. Para quem é as duas coisas assim como eu: Simbora! Pois a pior sensação a se ter é o arrependimento que poderia ter feito mais e não fez."

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon